Google remove opção para escolher localização na pesquisa

Recentemente o Google removeu a possibilidade de mudarmos a localização na pesquisa. Até há bem pouco tempo, era possível com um simples clique alterar a localização, simulando facilmente a pesquisa como se estivéssemos a pesquisar noutro local . Como já tinha referido noutro post, hoje em dia não há como escapar da personalização na pesquisa do Google, e isso incluí a componente geográfica. Se quiséssemos monitorar o posicionamento de palavras-chave geográficamente, podíamos facilmente escolher a opção "Ferramentas  de pesquisa", e escrever qualquer outro local do mundo, como exemplificado na imagem abaixo:

Posicionamento palavras-chave geograficamente no Google

Pelos vistos, o Google achou que esta funcionalidade era pouco usada e decidiu removê-la.

Felizmente, continua a existir uma solução bem mais elegante. Continua a ser possível saber o ranking de palavras-chave geograficamente através da ferramenta que desenvolvi e que pode ser encontrada aqui.

Notem que ainda está em versão beta, e que sofre de problemas de performance quando um país tem muitas localizações, como é o caso dos Estados Unidos da América, mas no geral parece funcionar bem.

Que tal experimentarem e darem feedback?

Ferramentas seo