Monitorar o posicionamento de palavras-chave geograficamente

A verdade é esta: Todas as pesquisas efetuadas no Google são hoje em dia personalizadas e geolocalizadas. O Google utiliza diversos fatores para escolher o que pensa serem os melhores resultados para cada utilizador individual. Fatores como o histórico da pesquisa e a geolocalização são de extrema importância, para o que o Google acredita serem os melhores resultados da pesquisa para si, como utilizador do motor de busca.

Neste post vou dar a conhecer uma forma de dar a volta ao Google, através de uma técnica pouco conhecida. Esta informação é sobretudo importante para os profissionais de SEO, mas também será útil para todas os proprietários de websites que se preocupam em ter as suas palavras-chave bem posicionadas nos motores de busca.

Este post vai explicar como pode "desligar" a personalização e também como pode pesquisar pelas suas palavras-chave mais importantes, sem que a geolocalização seja um fator. Explicando melhor, vou demonstrar como pode manipular a seu belo prazer, a localização do Google, para eficazmente simular uma pesquisa como sendo um utilizador em qualquer outra parte do mundo.

Mas isto é importante para quê, pergunta você? Eu respondo - é fundamental para perceber quais os resultados da pesquisa para as suas palavras-chave, dependendo do local onde se encontra o utilizador.

Vejamos o seguinte caso prático: Para efeito de demonstração, imaginemos que somos proprietários de uma rede de consultórios de dentista, com consultórios em várias cidades do país. É por isso do nosso interesse que qualquer potencial cliente que pesquise pela palavra chave "dentista", encontre o nosso website bem posicionado nos resultados. Para este caso, vamos testar com duas cidades, Porto e Lisboa.

Nota: Para o resultado ser o mais fidedigno possível, é recomendado que não esteja autenticado na sua conta Google, que tenha limpo todos os cookies, histórico e sessões. Melhor será navegar em modo anônimo, opção possível na maioria dos browsers.

Despersonalizar o Google

Para despersonalizar as pesquisas no Google, basta usar o parâmetro pws=0. Simplesmente adicionado este parâmetro às nossas pesquisas, eliminamos o fator personalização.

Vejamos o como fica o url da pesquisa no Google com este parâmetro adicionado. Utilizando a nossa palavra-chave de teste "dentista", para pesquisarmos sem o fator personalização utilizaríamos o url:

(Copie o url acima e cole na barra de endereço do seu browser)

Como pode verificar facilmente, o Google assumiu automáticamente a sua localização geográfica, e retornou o que pensa serem os melhores resultados para a palavra-chave "dentista", ou seja, na maioria dos casos resultados sobre consultórios de dentistas próximos de si. Isto mesmo com personalização desativada. Ficamos assim a saber que mesmo sem personalização, a localização de quem pesquisa é um fator importante nos resultados do Google.

Vejamos o que o Google me sugeriu. Sendo eu um habitante da famosíssima cidade de Vila Nova de Gaia, quase todos os resultados são baseados na minha localização:

Posicionamento palavras-chave resultados google

Podemos facilmente verificar qual a localização utilizada pelo Google para nos retornar os resultados da pesquisa. Para isso clicamos na opção "Ferramentas de Pesquisa", e aparece lá o local onde o Google pensa que estamos. Ver a imagem abaixo.

Posicionamento palavras-chave localização

Nota: Esta opção é interessante porque podemos também manipulá-la manualmente, isto é, podemos escrever no campo qual a localização que queremos utilizar para a pesquisa. Esta é uma forma "manual" de controlar o fator geolocalização. Como é manual, dá trabalho e não é escalável. Teriamos de saber também a codificação de todas as localizações, o que a nível global (ou seja o mundo todo), não é propriamente fácil.

O parâmetro uule

Este parâmetro especial é o que nos permite fazer a magia de desaparecer o fator geolocalização.

De onde vem este parâmetro e o que faz? Bem, certo dia um profissional de seo descobriu que o Google disponibilizava este parâmetro, e que ao passar um determinado valor a este parâmetro, era possível "forçar" o Google a fornecer resultados geolocalizados, como se estivêssemos a pesquisar lá, nessa mesma localização. O problema foi descobrir quais eram esses valores. Com algum trabalho e algumas tentativas e erros, lá conseguiram perceber a mecânica da coisa. Não vou entrar em pormenores técnicos, mas se quiserem ler mais sobre isto, podem clicar no link (em inglês), ou neste link (em italiano).

Uma ferramenta grátis para automatizar o processo

Como vi utilidade neste tipo de ferramenta, implementei como funcionalidade no meu sistema de gestão da presença online e marketing automation. Isto é particularmente útil para o Rank Tracker que estou a desenvolver. Foi então que decidi expor também esta funcionalidade para o exterior, para todos que considerarem isto como uma ferramenta útil poderem usar, quer sejam profissionais de seo ou simplesmente proprietários de websites preocupados com o seu posicionamento nos motores de busca.

Nesta ferramenta, qualquer pessoa pode, de uma forma simples, verificar qual a posição das suas palavras-chave a nível geográfico. Para isso basta que selecionem nas opções existentes qual o pais, quais as cidades, a versão (localizada) do Google, o idioma e o número de resultados desejados. Devem também indicar até 5 palavras-chave, e após premir o botão "Submit", a magia acontece - são gerados automáticamente os url's do Google para poder efetuar uma pesquisa geolocalizada. Pode até copiar os url's para guardar para futuras utilizações.

Façamos o teste referido mais acima - pesquisar pela palavra-chave "dentista", no Porto e em Lisboa. Segue uma imagem, das opções selecionadas para Lisboa e Porto (pode selecionar até 10 localizações):

Pesquisa Google Geolocalizada

Após premir o botão "Submit", a ferramenta vai gerar automáticamente os URL com o parâmetro uule devidamente prenchido com o valor para a localização escolhida. Abaixo do formulário poderá encontrar os URL, bastanto clicar sobre os mesmos para visualizar os resultados.

Resultados pesquisa URL geolocalizados

Pode inclusive copiar esses mesmos URL e guardá-los para uso futuro. Para copiar basta clicar no botão "Copy URLs to Clipboard", e aparecerá uma janela com os URL, bastando depois selecioná-los e fazer "copiar".

Copiar URLs

Por fim, e para comprovar que os resultados são mesmo geolocalizados, segue um print screen dos resultados do Google para a palavra-chave dentista, como se estivesse a pesquisar em Lisboa:

Resultados Google Lisboa

Espero que esta ferramenta seja útil, e que a utilize sempre que necessitar de saber como estão as suas palavras-chave em termos de posicionamento nos motores de busca. Qualquer dúvida ou sugestão, não hesite me contactar através do formulário de contacto deste website.

Ferramentas seo