Uma ferramenta grátis para SEO e Web Marketing Automation

Há muitas ferramentas para SEO. Há ferramentas para gerir campanhas de link building, para auditorias SEO,  para monitorar o posicionamento dos websites nos motores de busca, para a gestão de palavras-chave, etc, etc, etc...

Esta é a minha ferramenta. Estou a desenvolvê-la sobretudo para mim, para me ajudar - a mim e aos meus clientes - a gerir todas as componentes relacionadas com a presença online de uma empresa e/ou indivíduo.

Começou com uma pequena necessidade, precisava de registar os dados dos projetos dos meus clientes num local que fosse seguro, onde a informação estivesse organizada e classificada, que permitisse a partilha e colaboração de vários utilizadores. Começou por ser um local onde pudesse registar os dados dos clientes e dos seus websites. Todos sabemos (quem anda por estas andanças da web), que qualquer website traz consigo agarrado um conjunto de informação importante. Essas informações podem ser de natureza diversa, por exemplo:

  • Os contactos dos nossos clientes.
  • Os dados do alojamento.
  • As contas de email, ftp, cpanel, etc.
  • As contas para o Google Search Console, Google Analytics, etc.
  • Etc.

Registar estas informações em folhas de excel já não dava. Era confuso, dava mais trabalho, não era fácil de partilhar e manter atualizado. E como a necessidade aguça o engenho, toca a desenvolver uma ferramenta para resolver o problema.

Era só para ser uma pequena ferramenta para registar umas coisas...

O problema é que as ideias e as necessidades não param de surgir. Começou por ser só para registar algumas informações, e passou a ser algo que realmente ajuda a facilitar o meu trabalho. Pouco tempo depois passou a permitir registar os links das minhas campanhas de link building, fugindo assim mais uma vez do excel. Depois veio a ideia de criar um ferramenta de monitorização de ranking, outra para gerir campanhas de Outreach, decidi depois criar um módulo para auditorias SEO, outro para análise de concorrência, outro para gestão de palavras-chave. Enfim, estas são apenas algumas das ideias que estão implementadas ou em fase de implementação. A ideia é automatizar o mais possível o que pode ser automatizado.

Ainda não está tudo implementado, mas já utilizo esta ferramenta e sinceramente já não consigo viver sem ela.

Tecnologicamente a mesma assenta na tecnologia LAMP. O alojamento é feito num linux, com Apache, a aplicação é desenvolvida com PHP e a Zend Framework 2, e usa MySql como sistema de gestão de base de dados. Faz parte também da aplicação uma série de scripts em PHP, normalmente designados como bots e/ou agentes que tratam de diversas operações necessárias de forma automática e autónoma.

Para dar um cheirinho, abaixo coloco a imagem do menu de opções do backoffice.

Menu de opções backoffice webpresencedesk

Nos próximos posts falarei um pouco mais sobre cada uma das opções deste menu.

 

seo Ferramentas seo